Era uma vez a Euribor!

A Euribor foi criada juntamente com o Euro, a 1 de janeiro de 1999, sendo que a primeira taxa foi definida em 30 de dezembro de 1998, com validade a partir de 4 de janeiro de 1999.

Esta taxa é calculada diariamente pela European Banking Federation (EBF) e publicada pela Reuters. A sua divulgação acontece às 11:00 horas (hora Central Europeia, e é rapidamente difundida pela imprensa. É muito utilizado como taxa de referência para os empréstimos bancários.

Qual é a relação da Euribor com o Crédito Habitação?

A prática corrente em Portugal das Instituições que cedem crédito habitação, é praticar-se dois tipos de taxas: fixa e variável.

 – É na taxa variável que entra a Euribor, uma vez que esta taxa está indexada à mesma e funciona em conjunto com o spread, formando assim a taxa de juro do crédito que vai pagar.

Quem e o quê define os valores destas taxas?

Não é o Banco de Portugal, nem outro qualquer banco Português. Esta é uma taxa de referência que reflete o que os bancos da União Europeia cobram para emprestarem dinheiro entre si sem garantias, através de um painel composto por bancos específicos. 

As taxas Euribor costumam acompanhar os movimentos das chamadas taxas de referência, que são determinadas pelo Banco Central Europeu. E, nesta altura, com a subida da inflação na Zona Euro, o BCE deve agir, subindo os juros.

Quais os valores máximos da Euribor?

Para quem não se recorda, em 2000 e 2008 os valores da Euribor chegaram aos máximos de 5% e como “Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe”, no ano de 2015, as taxas bateram valores mínimos nunca antes imaginados.  

Então e o que posso fazer?

Se tem intenção de contratar um crédito habitação, poderá sempre pedir a análise de viabilidade em taxa fixa podendo escolher o prazo em que quer que ela se mantenha, podendo ser incluída a taxa Variável em determinado momento da vida do crédito.

Outras formas de Poupar, é a possibilidade que tem em o seu crédito atual, pedindo uma revisão de spread, transferência de crédito e revisão dos seguros de vida.

Leia também o nosso artigo, Poupar rima com Economizar

Nota: as informações sobre a evolução Euribor tiveram como fonte https://www.euribor-rates.eu/pt/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *