Têm sido dias de muita informação nos meios de comunicação social sobre o crescimento generalizado dos preços devido à inflação, crise energética e subida das taxas de juro.
Como otimistas e práticos que somos, quisemos apresentar algumas sugestões que o irão ajudar a reduzir suas despesas mensais, seja na prestação do crédito habitação, seguros, telecomunicações, energia, gás, alimentação ou custos com lazer.
– 1.º passo: Fazer uma lista detalhada das despesas/gastos mensais onde deverá incluir tudo ao pormenor, até mesmo o cafezinho que bebe antes de ir para o trabalho:
– 2.º passo: Lista feita! Analisar os extras que pode reduzir, por exemplo, o café que bebe todos os dias na pastelaria, beber em casa. O almoço de todos os dias naquele restaurante que tanto gosta, passar a ser uma vez por semana, etc.
– 3.º passo: Despesas fixas mensais, como Energias, Gás, Telecomunicações abordar os fornecedores existentes no mercado e ver quais as outras soluções disponíveis no mercado. E olhe que são muitas!
– 4.º passo: Seguros de vida, rever quais as ofertas no mercado porque podemos garantir que vai encontrar poupança significativa.
– 5.º passo: Prestação mensal do seu crédito habitação, o tema mais falado nos últimos tempos. Deverá primeiro saber qual o Spread, se tem uma taxa mista, fixa ou variável e depois disso consultar o seu banco. Caso não fique satisfeito com as condições apresentadas pelo seu banco pode sempre solicitar a transferência do seu crédito para outra instituição bancária, podendo ou não ter a vir de pagar algumas despesas.
Última sugestão para quem vive numa casa arrendada, verifique se tem capacidade para comprar uma casa e se a renda que irá pagar ao banco, é inferior ao que paga atualmente pelo arrendamento. Se calhar vai ficar surpreendido.
Estamos disponíveis para o ajudar a analisar o seu caso!