Planear é a palavra de ordem e nos dias que correm, cada vez mais devemos planificar, organizar e orçamentar as despesas do dia a dia e eventuais extras que possam surgir.
É também importante traçar objetivos, porque a vida, não pode ser só pagar contas.
Todos temos algo que gostaríamos de fazer, comprar e muitas das vezes não o fazemos, porque não temos capacidade financeira para tal ou porque pensamos que pode acontecer algo inesperado e temos ter sempre “algum dinheiro” de reserva.
Os nossos pais e avós, foram-nos passando algumas crenças entre elas, “não sabemos o dia de amanhã” por isso vamos ao extremo. Ou não gastamos ou gastamos tudo.
Equilíbrio e organização!
Vamos começar por fazer um Check-up às vossas finanças em 4 passos:
- Rever todas as despesas fixas que tem atualmente:
- Rever todos os créditos que tem atualmente ativos:
No caso do crédito à habitação, pode e deve consultar o seu Banco, e solicitar a revisão das condições contratadas por forma a reduzir a sua prestação mensal e questionar também a possibilidade de reunir todos os seus créditos NUM SÓ reduzindo ainda mais, os encargos mensais.
Em simultâneo pode e deve consultar um Intermediário de Crédito para que este, faça esse trabalho por si, recorrendo às várias entidades bancárias em busca da opção que melhor se adequa ao seu caso. Serviço este, que não tem qualquer custo associado para si, ao contrário do que possa pensar.
- Rever todos os seguros que tem atualmente ativos:
Para além do Seguro do Automóvel, Seguro de Vida, Seguro Multirriscos e Seguro de Saúde, muitas pessoas têm seguros associados aos cartões de crédito. E quanto mais seguros temos contratados, a probabilidade de estarmos a pagar por coberturas repetidas é alta. Com a agravante de que o encargo mensal torna-se elevado e na maioria das vezes não usufruímos dessas mesmas coberturas. Pode por isso, consultar as várias opções existentes no mercado que oferecem valores mais acessíveis garantindo as mesmas e melhores coberturas. Informe-se!
- Levantamento feito, passamos à última fase:
Criamos um ficheiro com todos encargos, Rendimentos auferidos mensalmente e valor definido para realizar o objetivo.
Seja rigoroso com o cumprimento do seu planeamento. Não precisa de gastar o excedente e analise se faz sentido criar um PPR ou investir em produtos financeiros de baixo risco ou com capital garantido.
Pode não ter ganhos muito elevados, mas é uma forma de não deixar o seu dinheiro parado no banco e obter uma pequena rentabilidade sobre esse capital.
O sucesso da sua saúde financeira depende de si!
Leia também o nosso artigo, Poupar rima com Economizar